FUTEBOL

O Manchester United usou shorts vermelhos pela primeira vez desde 1957

Gostou? Compartilhe

O Manchester United está à beira da eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões após um empate por 3 a 3 contra o Galatasaray. Mas independentemente do resultado final, a partida de ontem no Ali Sami Yen Spor Kompleksi, em Istambul, trouxe uma grande novidade estética para os Diabos Vermelhos. Pela primeira vez em sua história, o Manchester United vestiu uma camisa branca com shorts vermelhos. Uma novidade absoluta em termos de estilo, ditada, como sempre nesses casos, pelas regulamentações da UEFA, que proíbem duas equipes de usar a mesma cor no campo quando se trata de shorts e meiões. Uma regra que leva a inconsistências, como em Stamford Bridge, onde apenas o Chelsea tem permissão para usar meiões brancos. Por esse motivo, a equipe comandada por Erik ten Hag enfrentou uma quebra de estilo, já que o Galatasaray não retribuiu o favor do jogo de ida, quando o United mudou seu uniforme para permitir que o time turco jogasse todo de branco.

 

 

Ao optar contra o segundo kit verde com shorts pretos e a favor do terceiro kit branco, o United também decidiu não voltar aos shorts pretos com detalhes em vermelho vistos poucos dias antes no jogo da liga contra o Everton em Goodison Park para evitar os shorts e meiões brancos do kit de casa do Everton. Em vez disso, surpreendentemente, optaram por shorts vermelhos inéditos, essencialmente não vistos em nenhum dos uniformes que a adidas produziu para esta temporada. Uma reviravolta que foi estudada de perto, no entanto, já que a cor vermelha dos shorts era a mesma usada nos detalhes da camisa branca. E que essa não foi uma decisão espontânea, mas bem pensada, é mostrado pelo fato de que a equipe Sub-19 do Manchester United, que jogou contra o Galatasaray na Youth League algumas horas antes, também vestiu o mesmo uniforme branco com shorts vermelhos.

 

De qualquer forma, os shorts vermelhos não são uma novidade absoluta na história do Manchester United. Conforme reconstruído pelo Museu de Uniformes, na temporada 1956/57, os Diabos Vermelhos usaram um uniforme completamente vermelho, semelhante ao que o Liverpool adotaria anos depois, tanto nos dois jogos contra o Real Madrid na então Copa dos Campeões quanto em um jogo anterior da liga contra o Bolton Wanderers. A lenda diz que, para o último jogo, Matt Busby, treinador do Manchester United na época, persuadiu o Bolton a abandonar seus tradicionais shorts escuros em favor de um uniforme todo branco semelhante ao usado pelo Real Madrid. Mas, além desses precedentes, não havia shorts vermelhos na história do Manchester United até ontem. Por outro lado, não é a primeira vez nesta temporada que as equipes se desviam dos modelos oficiais para certos jogos: o Inter de Milão, por exemplo, usou uma versão revisada do uniforme branco de visitante no jogo contra o Torino em 21 de outubro, com shorts azuis inéditos com detalhes brancos.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.