O Marketing Digital Dentro do Rap; Rappers Já Entenderam Que Dominar a Ferramenta Rende Bons Frutos.

O Marketing Digital Dentro do Rap; Rappers Já Entenderam Que Dominar a Ferramenta Rende Bons Frutos.

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Na semana passada muitas pessoas lotaram os comentários da postagem feita pelo Ramonzin. Na ocasião, o rapper questionou a falta de atenção do público e contratantes com o seu trabalho. Ele fez questão ainda de mencionar que mesmo fazendo ações positivas, nada disso teve reconhecimento.

Hoje estamos vivendo uma era onde o Marketing digital e os algoritmos ditam quem é relevante ou não e se você não está disposto a investir nisto, a chance do seu negócio fracassar é enorme.

Na música não é diferente, algarismo das plataformas são condicionados para que você invista em propagandas para o seu projeto. O público segmentado consome o que é distribuído, mas a opção viral é cada vez mais ceifada e mesmo que o artista tenha um enorme talento, a música só chega ao grande público se houver investimento em divulgação.

Orochi – Reprodução Instagram

Recentemente o rapper Orochi falou em um entrevista que investiu cerca de 500 mil reais em seu novo disco. As receitas foram aplicadas em videoclipe, produção e claro marketing e divulgação de impulsionamento do trabalho.

Outros rappers entenderam perfeitamente que o Marketing Digital é o caminho para alcançar o números expressivos. Matuê antes do lançamento do seu álbum preparou uma sequência nunca vista antes de vídeos e propagandas que chamaram a atenção para o que estaria por vir. O carioca Filipe Ret que atualmente está em Tour pelos EUA, trabalhou o seu disco “Imaterial” na internet buscando alcançar o público que ainda não conhecia o seu trabalho.

ENTREGAR CONTEÚDO ALÉM DO RAP.

O rapper Rashid nos últimos anos entendeu os reais fundamentos do Marketing Digital e vem sabendo entregar produtos de qualidade além da música. Mantendo os seus sons em rotação, Rashid está em diversas plataformas digitais e estreou no ano passado um podcast intitulado “Cama, Mesa e Trampo” onde ao lado de sua esposa e empresária Daniela Rodrigues compartilham momentos e experiências.

No Brasil o gênero musical Rap tem seu espaço, mas segundo dados divulgados pelo ECAD no final de 2020, é apenas o 6º gênero mais ouvido no Spotify. Ficando atrás do Sertanejo, Funk , Forró e outros.

Com o advento da internet e atualmente com as soluções digitais que surgem a cada dia, mudou completamente a forma que informação é consumida. Hoje, o ambiente online ofusca qualquer outro tipo de mídia e o seu alcance continua crescendo de forma exponencial. O marketing tradicional era o responsável por gerar alcance e visibilidade, mas agora é o digital que faz isso e as empresas se especializaram.

PENSE FORA DA CAIXA

Joana Cardozo

“O artista precisa ser completo e precisa se sentir um produto, ele não pode se sentir usado e ele não pode impor isto, mas ele precisa saber que ele tem uma comunidade que conversa com ele.”

Joana Cardozo – Especialista em Marketing Digital.

A Especialista em Marketing Digital Joana Cardozo pontuou algumas estratégias que podem ser adotadas por aqueles que desejam sair do trivial e alcançar novos objetivos.

  • Estudar as tendências.
  • Identificar o publico alvo.
  • Oferecer conteúdo de valor além da música.
  • Criar conexões
  • Planejar o lançamento.
  • Pensar em divulgação em todas as plataformas.