DJ Quik se tornou uma das maiores lendas vivas do hip-hop. Sua estreia em 1991 álbum, Quik é o nome, produziu duas canções do DJ Quick que alcançaram o Top 20 da parada de singles R&B da Billboard. O álbum também foi Platinum. O sucesso de Quik continuaria ao longo dos anos 90, quando ele lançou um punhado de álbuns clássicos do G-Funk.
O ícone do rap conquistou seu status de pioneiro no hip-hop por meio de sua voz distinta e música multifacetada. Sua produção influenciou inúmeros beat-makers ao longo das décadas. Suas letras continuam a ser o apogeu da arte do gangsta rap. As músicas impressionantes do DJ Quik não faltam, mas aqui estão sete faixas que encapsulam uma das carreiras mais influentes do rap.
7. “Summer Breeze” (1995)
“Summer Breeze” é uma das melhores jams de verão do DJ Quik. Lançado em 1995 em seu álbum Seguro + Som, “Summer Breeze” sampleia o hit clássico de Jermaine Jackson, “You Like Me Don’t You”. É uma faixa perfeitamente trabalhada, suave e descontraída que coloca os ouvintes no espaço para relaxar na praia.
É também uma das faixas mais “amigáveis para o rádio” do Quik. Ele troca contos difíceis das ruas por um lirismo introspectivo sobre dias perdidos de verão. O flow de Quik, os vocais emocionantes no refrão e as instrumentações suaves fazem de “Summer Breeze” uma peça obrigatória em qualquer churrasco de verão.
6. “Jus Lyke Compton” (1992)
O primeiro single do segundo álbum de estúdio do DJ Quik é uma homenagem ilustrativa à sua cidade natal de forma indireta. Lançado em 1992, “Jus Lyke Compton” pinta uma imagem vívida, mas anedótica, de como a cultura de gangues existe em todo o país. As letras afiadas e sardônicas de Quik deslizam sobre uma batida suave e divertida em toda a faixa. O significado mais profundo da música pode ser fácil de perder devido a ser um aceno de cabeça.
No entanto, as cabeças que ouvirem mais de perto ouvirão Quik castigar várias cidades por serem “Jus Lyke Compton”. É um exemplo maravilhoso de gangsta rap introspectivo que medita sobre como os contos de rua podem vir de todos os cantos do país.
5. “Loked Out Hood” (1991)
“Loked Out Hood” é um hino clássico do G-Funk em qualquer medida. De sua batida funky e rápida às barras rápidas de Quik, a faixa continua sendo um dos melhores exemplos do gênero. As letras inteligentes e ilustrativas de Quik sobre a vida de gangue estão em plena exibição aqui. Embora a faixa não fosse um dos singles do primeiro álbum de estúdio do DJ Quik, Quik the name, tornou-se uma jam clássica. “Loked Out Hood” sampleou atos de funk como BT Express e P-Funk All Stars, mostrando o talento de Quik para encontrar músicas incríveis para cortar e ferrar. Este é um banger, por completo.
4. “Dollaz + Sense” (1995)
“Dollaz + Sense” é uma jam clássica que encapsula a essência do gangsta rap da Costa Oeste. Do segundo álbum do DJ Quik, Safe + Sound, a faixa aborda dinheiro, poder e amargas rivalidades dentro do jogo do rap. Com seu título irônico, “Dollaz + Sense” se tornou um clássico de todos os tempos da vasta biblioteca de músicas do DJ Quik.
Músicas como “Dollaz + Sense” ajudaram a impulsionar Safe + Soundpara o nº 1 como Melhores álbuns de R&B/Hip-Hop. Décadas depois, o rapper de Long Beach, Vince Staples, faria uma homenagem à música em seu álbum de 2022. Essa faixa foi apropriadamente intitulada “DJ Quik”.
3. “Put It On Me” (2002)
“Put It on Me” é uma colaboração incrível entre dois ícones do West Coast Rap. A música apareceu originalmente na trilha sonora do filme de 2001 Dia de treinamento. Posteriormente, seria lançado no sexto álbum de estúdio do DJ Quik, O ano seguinte. A faixa foi produzida pelo lendário rapper/produtor Dr. Dre, que pode ser a única figura da Costa Oeste a conhecer a grandeza de DJ Quik. Dre estabelece alguns versos, mas a maior parte do rap vem da bravata de Quik. A música foi um single de sucesso e ajudou a impulsionar o Dia de treinamento trilha sonora para No. 3 no Top Soundtracks.
2. “Pitch In On A Party” (2000)
“Pitch In on a Party” foi o primeiro single do quinto álbum de estúdio de DJ Quik, A faixa é um hino de festa que combina sem esforço linhas de baixo funky, um gancho cativante e rimas sarcásticas. A capacidade de Quik de criar músicas com amplo apelo por meio de temas universais de dar uma boa festa está em pleno vigor aqui.
Com uma batida clássica de G-Funk e letras afiadas de Quik, “Pitch In on a Party” é uma faixa contagiante que encapsula o espírito de reuniões selvagens. Esta faixa é um sucesso para qualquer festa em casa ou festa de verão e representa alguns dos melhores trabalhos de Quik nos últimos dias.
1. “Tonite” (1991)
“Tonite” é um banger da Costa Oeste que incorpora os sons vibrantes do G-Funk. Com sua batida funky e gancho sensual, a faixa se tornou um clássico duradouro dentro do gênero. A música alcançou o terceiro lugar no Hot Rap Tracks e ajudou a impulsionar o álbum de estreia do DJ Quik, Quik the Name ao status clássico.
A música apareceu recentemente no filme de 2023, You, estrelado por Nia Long, Lauren London, Eddie Murphy e Jonah Hill. A batida de abertura da faixa é um verme que até mesmo ouvintes casuais irão reconhecer. É difícil determinar qual música do DJ Quik tem as pernas mais longas, mas “Tonite” é uma faixa maior que a vida.