Processo de Direitos Autorais: A Disputa por ‘Dear Mama’ de 2Pac Desvenda Conspirações e Revive Clássicos do Hip-Hop

Processo de Direitos Autorais: A Disputa por ‘Dear Mama’ de 2Pac Desvenda Conspirações e Revive Clássicos do Hip-Hop
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Vinte e oito anos após seu lançamento, a lendária música “Dear Mama” do falecido rapper 2Pac é agora objeto de um processo por violação de direitos autorais.

Contexto do Processo

Terence Thomas, conhecido como Master Tee e creditado como produtor na música, entrou com um processo alegando que o produtor Tony D. Pizarro, o selo Interscope e sua empresa-mãe Universal Music Group “conspiraram” para obscurecer o papel de Master Tee na criação da música, privando-o dos royalties de publicação que ele afirma serem seus por direito, como co-autor.

Alegações na Queixa

Na queixa, apresentada em 18 de novembro no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, Master Tee afirma que um grupo auto-serviço, liderado pelo produtor Tony D. Pizarro, conspirou com executivos da Interscope Records e Universal Music Group para apropriar-se indevidamente dos direitos autorais de publicação e gravação mestra de Master Tee, assumindo a identidade de escritor/editor da música “Dear Mama”.

Background de “Dear Mama”

Lançada em 1995, “Dear Mama” foi o single principal do álbum “Me Against The World”, o terceiro álbum de estúdio de 2Pac, também conhecido como Tupac Shakur. A música alcançou triplo platina e tornou-se um clássico do hip-hop, sendo uma das três músicas desse gênero incluídas no registro da Biblioteca do Congresso.

Renovação do Interesse na Música

O interesse na música foi renovado este ano, servindo de inspiração para uma docussérie em cinco partes, também intitulada “Dear Mama”, que explora a relação entre 2Pac e sua mãe, Afeni Shakur. A série estreou em abril e está disponível para transmissão no serviço de streaming Hulu, de propriedade da Disney. A série recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de melhor filme musical.

Réus no Processo

Além de Pizarro, Interscope e UMG, os réus incluem The Walt Disney Company, Hulu, Fox Entertainment FX Networks, NBC Universal e a empresa de entretenimento El Matador, devido ao envolvimento na docussérie “Dear Mama”. Também são mencionados como réus Allen Hughes, diretor da série, e Joshua’s Dream Music, a empresa editora do espólio de Tupac Shakur.

Alegações sobre Master Tee

A queixa alega que Master Tee, que trabalha como motorista de ônibus em Nova York há 26 anos, não é uma pessoa de negócios sofisticada e só recentemente percebeu que tinha direito a royalties de publicação, além de royalties de produtor, após assistir à série “Dear Mama” este ano.

Argumento contra Limite de Tempo

Usando um argumento aceito por alguns tribunais federais de apelação dos EUA, a queixa afirma que o limite de três anos para apresentar uma reclamação por violação de direitos autorais não expirou neste caso, pois Master Tee só tomou conhecimento da suposta infração este ano.

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