Share
Em RAP

Rafa Rafuagi recebe Ordem do Mérito Cultural por sua trajetória no Hip Hop

por CRIAA · 26 de maio de 2025

Rafa Rafuagi, rapper gaúcho com 23 anos de carreira e fundador do primeiro Museu de Hip Hop da América Latina, foi homenageado pelo governo federal com a Ordem do Mérito Cultural. A cerimônia aconteceu na terça-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Reconhecimento ao pioneirismo no Hip Hop brasileiro

O prêmio foi concedido em reconhecimento à criação do Museu da Cultura Hip Hop RS, um marco para o movimento no Brasil e na América Latina. Além do ineditismo da iniciativa, o governo destacou a relevância do trabalho de Rafuagi à frente de projetos culturais que impactam comunidades e jovens no Rio Grande do Sul e em todo o país. Rafa e o músico Bagre Fagundes foram os únicos gaúchos agraciados na edição deste ano.

Rafa Rafuagi, um nome além da música

Além de rapper, Rafuagi é escritor, patrono da Feira do Livro de Gravataí e detentor de 41 prêmios ao longo de sua trajetória. Ele também é consultor de políticas públicas para órgãos internacionais e lidera projetos como a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, o Partiu Aula na Justiça e a Construção Nacional da Cultura Hip Hop. Seu trabalho conecta música, educação, cultura e transformação social, consolidando sua importância como referência no hip hop brasileiro.

O Museu da Cultura Hip Hop RS

Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, o Museu da Cultura Hip Hop RS está aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser agendadas — para grupos de até 50 pessoas, com horários às 9h e 14h — ou livres, sem necessidade de inscrição. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes oficiais do Museu.

Você também pode gostar