Rafa Rafuagi recebe Ordem do Mérito Cultural por sua trajetória no Hip Hop

Rafa Rafuagi recebe Ordem do Mérito Cultural por sua trajetória no Hip Hop

Gostou? Compartilhe

Rafa Rafuagi, rapper gaúcho com 23 anos de carreira e fundador do primeiro Museu de Hip Hop da América Latina, foi homenageado pelo governo federal com a Ordem do Mérito Cultural. A cerimônia aconteceu na terça-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Reconhecimento ao pioneirismo no Hip Hop brasileiro

O prêmio foi concedido em reconhecimento à criação do Museu da Cultura Hip Hop RS, um marco para o movimento no Brasil e na América Latina. Além do ineditismo da iniciativa, o governo destacou a relevância do trabalho de Rafuagi à frente de projetos culturais que impactam comunidades e jovens no Rio Grande do Sul e em todo o país. Rafa e o músico Bagre Fagundes foram os únicos gaúchos agraciados na edição deste ano.

Rafa Rafuagi, um nome além da música

Além de rapper, Rafuagi é escritor, patrono da Feira do Livro de Gravataí e detentor de 41 prêmios ao longo de sua trajetória. Ele também é consultor de políticas públicas para órgãos internacionais e lidera projetos como a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, o Partiu Aula na Justiça e a Construção Nacional da Cultura Hip Hop. Seu trabalho conecta música, educação, cultura e transformação social, consolidando sua importância como referência no hip hop brasileiro.

O Museu da Cultura Hip Hop RS

Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, o Museu da Cultura Hip Hop RS está aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser agendadas — para grupos de até 50 pessoas, com horários às 9h e 14h — ou livres, sem necessidade de inscrição. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes oficiais do Museu.