2021 foi um ótimo ano para o rap, com muitos artistas lançando excelentes projetos e músicas por toda parte. Desde Drake com Certified Love Boy ao 10º álbum de estúdio de Kanye West, Donda. Mais no lado pop das coisas, Lil Nas X lançou seu álbum de estreia Montero, gerando sucessos virais como Industry Baby, estrelado por Jack Harlow. Alguns artistas mais underground brilharam com excelentes projetos, como Benny the Butcher, de Griselda, e Westside Gunn.
No entanto, muitos artistas acabaram adiando seus álbuns devido à pandemia de coronavírus em andamento, limitando o acesso aos estúdios e a capacidade de colaborar com outros artistas e produtores. Outros artistas têm estado misteriosamente quietos e estão secretamente se arrastando em suas próximas ofertas.
2022 está se preparando para ser outro ano incrível para o gênero, com muitos dos maiores artistas do hip-hop prontos para lançar álbuns, mixtapes e singles que nos deixaram incrivelmente empolgados.
Então, vamos dar uma olhada em dez dos álbuns mais esperados confirmados para serem lançados este ano.
Via. whatculture.com
10. Donda 2 – Kanye West
Kanye West está no noticiário todos os dias, parece. De sua separação com a ex esposa Kim Kardashian até ameaçar Pete Davidson em sua nova música ‘Eazy’. com The Game . Mas algo que tem animado fãs obstinados é a continuação aparentemente iminente do último trabalho de West. O 10º álbum de estúdio solo de Kanye lançado em 2021 teve uma recepção bastante mista, com o projeto chegando a quase duas horas em tempo de execução. Ele gerou várias faixas de sucesso, desde o rapper Off the Grid até o etéreo Hurricane, carregado pelos vocais de assinatura de The Weeknd.
Até agora, Kanye foi visto no estúdio com uma variedade de artistas, aparentemente criando a próxima entrada em sua aclamada discografia. O rapper de Memphis, Moneybagg Yo, parece ser um alvo para Kanye, já que ele não só foi visto no estúdio com o produtor que virou rapper, mas Yo na verdade compartilhou algumas mensagens de texto entre os dois, com Ye dizendo ‘Eu tenho que me trancar com você em Donda 2’. Outros rappers vistos no estúdio com Yeezus incluem Big Sean, Asap Rocky e Pusha T.
Espere um lançamento de álbum bizarro, como se tornou costume de Kanye e esperamos uma sequência de Donda em 2022.
9. Supreme Clientele 2 – Ghostface Killah
Supreme Clientele é um dos álbuns de hip-hop mais icônicos de todos os tempos do rapper Ghostface Killah, membro de destaque do Wu Tang
O álbum original foi lançado em 2000, com uma lista de faixas de rap com muitos membros do Wu Tang, como RZA, Method Man e, claro, Raekwon. Desde então, tornou-se lendário, com muitos rappers sampleando, citando e referenciando o projeto nas décadas desde seu lançamento.
Avançando para 2021 e o próprio Tony Starks anunciou uma continuação para seu álbum clássico, com Supreme Clientele 2 chegando em 2022. Além disso, o álbum será produzido executivamente por Kanye West e seu colaborador de longa data Mike Dean. Com a produção de samples pesadas que certamente estará presente por toda parte, estamos incrivelmente empolgados com o SC2. Sem data de lançamento específica e Kanye ocupado trabalhando em seu próprio projeto de sequência, Donda 2, este é certamente um para ficar de olho.
8. The Party Never Ends – Juice WRLD
Juice WRLD teve uma carreira infelizmente curta, mas isso não impediu o jovem rapper de acumular grandes streams, vendas e músicas de sucesso em seu álbum e mixtape.
O rapper nascido em Chicago alcançou níveis incríveis de fama através de faixas como Lucid Dreams e All girls are the same. Embora sua morte trágica e prematura em 2019 tenha feito com que Juice não pudesse atingir todo o seu potencial com outros projetos durante sua vida, dois álbuns póstumos já foram lançados com um terceiro planejado para 2022.
O empresário do Juice WRLD, Peter Jideonwo, afirmou que o álbum incluirá ao menos cinco participações especiais, que ainda não foram especificadas. Construindo hype para o mais recente projeto póstumo, Jideonwo passou a dizer que o álbum será o melhor até agora, criativamente e musicalmente. Ele também afirmou que a equipe de produção está elaborando algo que será considerado um clássico e será falado pelos próximos dez anos.
Essas são palavras grandes, mas esperamos que o álbum possa prestar uma homenagem ao falecido rapper que honra seu legado e criatividade nos próximos anos.
7. Utopia – Travis Scott
Travis Scott se consolidou como um dos artistas mais criativos e interessantes do hip-hop; desde seu sombrio álbum de estréia Rodeo até o acompanhamento altamente conceitual, Birds in the Trap Sing McKnight.
É seu álbum anterior, no entanto, no qual La Flame se superou para se tornar um dos artistas mais emocionantes de toda a música moderna. Astroworld foi lançado em 2018 com críticas estelares e vendas fenomenais, até lhe rendendo duas indicações ao Grammy. Juntamente com o álbum, Travis reconstruiu o parque temático que dá nome ao álbum para uma promoção e performance única e ambiciosa. Desde então, Scott criou todo um festival Astroworld, que aconteceu uma tragédia em 2021, quando dez pessoas morreram durante uma confusão e muitas outras ficaram feridas. Este foi um evento controverso para o rapper, com muitos alegando que o comportamento irresponsável do artista e da equipe do festival levou ao incidente chocante.
Enquanto este incidente pesa sobre Travis Scott, ele está trabalhando duro em seu álbum seguinte, Utopia. Embora os detalhes sejam escassos atualmente, foi afirmado que ele queria trabalhar com novos artistas no projeto, possivelmente levando a algumas colaborações interessantes e inesperadas. Ele também citou o rock psicodélico como uma influência no Utopia, que daria lugar a alguns sons e samples excitantes. Sem data de lançamento ainda e Scott ainda sob fogo do controverso festival, podemos estar esperando um pouco ainda para sua próxima saída.
6. King’s Disease III – Nas
Nas é sem dúvida um dos maiores rappers da história do hip-hop, com álbuns clássicos como seu reverenciado Illmatic e milhões de unidades vendidas em sua extensa discografia.
Nos últimos anos, Nas esteve em uma corrida incrível. Em parceria com o produtor Hit-Boy, eles lançaram o álbum vencedor do Grammy King’s Disease em 2020. Um ano depois, a dupla se reuniu novamente para lançar um excelente acompanhamento em King’s Disease 2, que também foi recebido com fortes vendas e ótimas críticas. No mesmo ano eles trabalharam juntos novamente, com o excelente álbum Magic sendo lançado no final do ano. Fomos completamente mimados pela produção de Hit-Boy e vocais magistrais de Nas nos últimos dois anos e isso não deve mudar tão cedo.
King’s Disease 3 foi confirmado na faixa ‘Ugly’ do álbum Magic, com Nas cantando ‘Estou no ataque todos os dias até ver o amor, KD3 a caminho, isso só para alimentar o burburinho.’
Parece que Nas está se divertindo com sua posição no hip-hop nesta fase de sua carreira e pretende engarrafar ainda mais a magia que acontece quando o rapper e o produtor se unem.
5. It’s Not Dry Yet – Pusha T
Pusha T é um artista que tem sido conservador com sua produção de projetos ao longo de sua longa carreira. Metade da lendária dupla de rap Clipse, Pusha tem trabalhado em estreita colaboração com Kanye West, aparecendo em vários de seus álbuns, incluindo o icônico 808, Runaway.
Lançando álbum de rap Daytona em 2018, Pusha T se viu em conflito com Drake. Pusha realmente levou a treta a sério lançando a música The Story of Adidon, revelando ao mundo que Drake tinha um filho secreto que tomou a internet de assalto.
Desde então, Pusha T tem estado relativamente quieto, com algumas participações especiais em projetos de outros artistas, sem um lançamento próprio. O YouTube Music aparentemente vazou o título do próximo álbum do rapper, com um post acidental afirmando que “Novo álbum de Pusha T: Ouça “It’s Not Dry Yet“.
Isso ainda não foi confirmado pelo artista ou sua equipe, mas parece uma boa aposta que este será o título do próximo projeto.
4. The Pink Tape – Lil Uzi Vert
Quando Lil Uzi Vert não está colocando uma pedra preciosa em sua testa, ele geralmente está criando projetos divertidos cheios de batidas de rap.
No final de 2020, Uzi utilizou o Instagram ao vivo e tocou alguns trechos de músicas inéditas que eram sonoramente muito semelhantes ao seu trabalho anterior de mixtape, deixando muitos fãs muito empolgados para seu próximo projeto. Ele anunciou o próximo álbum The Pink Tape em dezembro daquele ano e ao longo de 2021 não restou nenhum sinal do projeto.
Em sua última atualização sobre The Pink Tape, Uzi afirmou que está tomando seu tempo para que o álbum ‘não seja ruim’. Para um artista que normalmente lança projetos em um ritmo extremamente rápido, essa é uma proposta interessante. Nós definitivamente estamos esperando por The Pink Tape se for uma evolução artística para o rapper nascido na Filadélfia. Esperamos que veja a luz do dia em 2022.
3. Entergalactic – Kid Cudi
Kid Cudi provou ser um dos artistas de hip-hop mais influentes dos tempos modernos e até conseguiu passar para a televisão e o cinema. Recentemente, ele desempenhou o papel de DJ Chello no filme de Leonardo DiCaprio, da Netflix, Don’t look up.
Apesar de sua incursão no cinema, Scott Mescudi ainda está muito focado em seu próximo álbum, que na verdade será uma série de TV. Cudi está definido para estrelar a próxima série de animação adulta da Netflix, Entergalactic, e atualmente está trabalhando em um álbum para acompanhá-lo, que compartilhará o título com o programa.
O artista foi ao Twitter para compartilhar sua empolgação com o próximo álbum, twittando que mal pode esperar para que os fãs ouçam a música em que ele está trabalhando para a Netflix. Um pequeno trecho de uma música foi compartilhado com alguns dos visuais animados, com as batidas produzidas pelos colaboradores frequentes Plain Pat e Dot Da Genius.
Não há data de lançamento específica no momento para o show e o álbum, mas chegará em algum momento de 2022.
2. The Fall Off – J. Cole
J. Cole se tornou um dos melhores rappers de todos os tempos, lançando muitos álbuns e mixtapes aclamados e trabalhando com alguns dos melhores artistas e produtores do jogo.
A faixa final de seu álbum de 2018 KOD é intitulada 1985 (Intro to The Fall Off). Esta música abordou rappers mais jovens, especificamente Lil Pump com uma oferta de conselhos para a geração mais jovem. Enquanto Lil Pump não é mais relevante, J. Cole está perdurando como um dos principais artistas de toda a música. Muitos fãs imaginaram que The Fall Off seria a continuação de KOD, embora esse não fosse o caso.
The Off-Season foi o próximo álbum, que apresentou ótimas músicas e recebeu uma indicação de melhor álbum de rap no Grammy. Embora não haja muitos detalhes sobre The Fall Off, J. Cole discutiu a possibilidade de se aposentar após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio. Os fãs de hip-hop em todos os lugares esperam que isso não seja verdade, mas significa que Cole vai querer entregar seu melhor trabalho para sair com um estrondo.
1. Sem título definido – Kendrick Lamar
Kendrick Lamar é um dos maiores artistas de toda a música, mas também um dos mais misteriosos. Ele criou uma incrível discografia de álbuns conceituais criativos como Good Kid, MAAD City, To Pimp a Butterfly e DAMN.
Desde o lançamento de DAMN em 2017, K Dot tem estado relativamente quieto, apenas aparecendo aqui e ali como artista de destaque nas músicas de outros rappers. Recentemente, ele colaborou duas vezes com seu primo e estrela em ascensão Baby Keem nos discos de sucesso Family Ties e Range Brothers. Esperamos que Keem apareça no próximo álbum de Kendrick, já que os dois têm inegável química e sucesso em suas saídas até agora.
Não há muitos detalhes em torno do próximo projeto, embora o artista esteja programado para se apresentar no show do intervalo do Superbowl 2022, que seria a oportunidade perfeita para estrear novas músicas ou promover um novo projeto. Esperamos que o álbum seja lançado este ano, então fique de olho nas mídias sociais para mais notícias de Kendrick Lamar.