TikTok, apesar de enfrentar uma disputa com o maior detentor de direitos musicais do mundo, está avançando ainda mais no universo da música. A partir desta quinta-feira (22 de fevereiro), o recurso “Adicionar à App de Música” do TikTok estará disponível em mais 163 países, tornando-o praticamente acessível em todos os lugares onde o próprio TikTok está presente.
O recurso, que permite aos usuários salvar músicas que descobrem na plataforma no serviço de streaming de sua escolha, foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido em novembro passado. Em dezembro, foi expandido para outros 19 países, incluindo Japão, Alemanha, França, Itália e Canadá.
[expander_maker id=”2″ more=”Leia a Notícia completa” less=”Recolher”]
Com o anúncio mais recente da ByteDance, a empresa-mãe do aplicativo, esse recurso agora estará disponível em 184 dos 195 países do mundo. Notavelmente ausentes da lista estão Rússia, Irã e Coreia do Norte, assim como a China, onde a ByteDance opera o Douyin, o aplicativo irmão do TikTok.
O recurso funciona dentro do TikTok por meio de um botão chamado “Adicionar Música” na parte inferior dos vídeos na seção “Para Você” do usuário. Ao clicar neste botão, os usuários salvam a música em uma playlist em seu serviço de streaming de música preferido, como Amazon Music, Apple Music ou Spotify, em seus dispositivos.
As músicas são salvas em uma playlist padrão nesses aplicativos de música, mas os usuários do TikTok também têm a opção de salvá-las em uma playlist nova ou existente que tenham criado. Eles também podem alterar o aplicativo de música para o qual as músicas são salvas.
Os usuários do TikTok também podem usar o recurso “Adicionar à App de Música” a partir da página de detalhes de som de um artista.
“Com o Adicionar à App de Música, estamos simplificando a experiência de descoberta musical tanto para os usuários do TikTok quanto para os artistas”, disse Isaac Bess, Chefe Global de Parcerias de Distribuição do TikTok, em comunicado.
“Os fãs de música estão abraçando a oportunidade de salvar músicas do TikTok diretamente em seus serviços de streaming favoritos, impulsionando a descoberta musical e ajudando mais faixas a se destacarem e se tornarem sucessos. Estamos muito animados em levar o recurso para milhões a mais de fãs de música ao redor do mundo, proporcionando ainda mais oportunidades para a descoberta e consumo de música, e para os artistas alcançarem novos públicos e expandirem suas carreiras.”
O aplicativo também oferece ao TikTok a oportunidade de realizar pesquisas de mercado aprofundadas sobre o uso de streaming de música em um momento em que está lançando seu próprio serviço de streaming de música: TikTok Music.
O serviço exclusivo para assinantes foi lançado em julho passado no Brasil e na Indonésia, com licenças das três principais gravadoras de música (Sony Music, Universal Music Group e Warner Music Group).
Ao mesmo tempo, o TikTok lançou o serviço em modo beta na Austrália, México e Singapura em 2022. No entanto, quando lançou totalmente o serviço nesses mercados em outubro, fez isso apenas com os catálogos da Sony e da Warner, sem o da Universal.
Isso antecipou o que aconteceu em janeiro, quando os catálogos de música gravada e publicação da Universal começaram a desaparecer do TikTok, pois as duas empresas não conseguiram chegar a um acordo de licenciamento.
Estima-se que o desaparecimento da música da UMG do TikTok signifique uma perda de cerca de US$ 110 milhões em receita anual para a empresa musical. No entanto, isso representa um problema diferente para a plataforma musical TikTok.
Apesar disso, o anúncio da expansão do recurso “Adicionar à App de Música” mostra que a empresa está determinada em sua campanha de expansão para capitalizar a popularidade e centralidade da música em sua plataforma.
Em 2022, o TikTok lançou sua própria plataforma de distribuição de música, SoundOn, e em 2023, a ByteDance, empresa-mãe, apresentou uma plataforma de criação de música impulsionada por IA chamada Ripple. O TikTok está testando um gerador de letras de IA chamado AI Song.
No ano passado, o TikTok lançou “Contas de Artistas” especificamente para músicos na plataforma, bem como um programa de descoberta de artistas emergentes chamado Elevate.
Os países para os quais o TikTok está expandindo seu recurso “Adicionar à App de Música” incluem Albânia, Argélia, Andorra, Angola e muitos outros, totalizando 163 nações.
[/expander_maker]