Ele é cria de Nilópolis, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e também um workaholic. O rapper que é compositor, diretor, produtor independente e etc… conta com dois álbuns interessantes nas ruas e segue trabalhando em projetos futuros.
Mesmo com toda esta loucura que estamos vivendo, XAGA conseguiu nos entregar em 2020 o disco “Touche”, trabalho que foi o sucessor de “Asas de Ouro” e que chegou com belos registros audiovisuais como os videoclipes das músicas “Sobre Números” e o luxuoso projeto “Novos Donos”, com as participações de Chris e L7nnon.
Integrante da FED Studio, gravadora que tem um time de peso, é fácil identifica-lo quando está no microfone. Mais talentoso do que hypado, o cria da Baixada Fluminense tem escrita e flow diferenciados. Sempre ativo em suas redes sociais, recentemente revelou estar estudando e se especializando com aulas particulares de Engenharia de som na ferramenta Pro Tools. Nada diferente de se esperar de um cara que gosta de gravar, mixar, produzir, dirigir, preparar figurino e criar as próprias capas.
“Fiz as contas aqui e já tem mais de 20 músicas pra sair…”
XAGA
O ano de 2021 tem sido proveitoso para XAGA, “Fiz as contas aqui e já tem mais de 20 músicas pra sair” disse ele em uma postagem, “musicas solo, feats e projeto novo da Furamil Two Dogs”, continuou.
De verdade XAGA tem um público fiel e que está muito ligado em seus corres. Quem o acompanha sabe que ele entrega um material digno das plataformas mais altas na indústria da música.
O anuncio destes novos projetos cria uma expectativa enorme em seus fãs e em toda crítica especializada.
Conversamos com o jovem sobre os projetos futuros, musicas, moda e muito mais, confira:
RAPGOL MAGAZINE – Você vem em uma crescente e segue buscando melhorar ainda mais suas produções. Podemos analisar tudo isto nos seus dois álbuns e trabalhos audiovisuais. Para você a qualidade supera o Hype ?
XAGA – Eu sempre fui um artista que busca estar se reinventando, fazendo algo novo, sempre me preparando, o hype existe, na mente do público, a qualidade supera, ela fica.
RAPGOL MAGAZINE – Em 2020 em meio ao caos, você nos entregou um disco. Foi complicado ter um trabalho lindo em mãos e não poder apresenta-lo pessoalmente ao público?
XAGA – Na real não houve apresentação nenhuma do álbum Touché, fiz ele sem pretensões de shows, sabendo do momento que passamos. Mas ainda vai acontecer de fato.
RAPGOL MAGAZINE – Através de suas publicações em redes sociais , percebermos que tem estudado e vem se aperfeiçoando. Como está sendo o processo de aprendizado?
XAGA – Sim, tenho feito curso de Engenharia de Som, sempre fui fã a manipulação do som, acho uma verdadeira arte. Mixagem e Masterização de voz tem sido meu foco, quero poder fazer pra mim mesmo e pro meu selo FED.
RAPGOL MAGAZINE – A Baixada Fluminense sempre foi forte no Funk e agora tem um time bom dentro do Rap, Grime, Drill e etc… Você tem algum destaque em especial?
XAGA – Destaco o HASHI, estamos produzindo o primeiro EP dele pela FED e tá um absurdo!
RAPGOL MAGAZINE – Os projetos da Fed Ent. são consistentes, como é para você estar envolvido nisto ?
XAGA – Eu criei o selo em 2017, foi algo muito prematuro e despreparado, um verdadeiro sonho (risos), queria ter minha gravadora própria, hoje temos mais estrutura e conhecimento da indústria pra entender estratégias etc, FED studio é o meu sonho.
RAPGOL MAGAZINE – Já estamos quase no meio do ano e a galera quer saber: quais as novidades que teremos ainda em 2021?
XAGA – Esse ano vou trazer muitos feats em diversas sonoridades, vou apostar nos nossos novos artistas do selo e trazer alguns singles.
RAPGOL MAGAZINE – Qual artista você gostaria muito, mas ainda não teve a oportunidade de dividir uma faixa ?
XAGA – São alguns, mas curtiria rimar com o Asap Rocky (risos)
RAPGOL MAGAZINE – Vamos falar de Vivência e Lifestyle: Podemos perceber que você se preocupa bastante com a estética do seu trabalho. Isto vai desde o cenário aos figurinos dos clipes. Como você clássica a importância disto ?
XAGA – Acho que tudo é arte, tudo faz parte de um conjunto, linguagem, me preocupo com isso porque eu curto analisar e observar o que outros artistas estão trazendo, minhas referências etc, acho super importante.
RAPGOL MAGAZINE – Recentemente você falou sobre este assunto e suas redes sociais e gostaríamos de trazer este assunto para a nossa revista. Pode misturar Nike com Adidas?
XAGA – Pode misturar tudo, tanto quanto pode nem usar nada (risos) Eu não ligo, pessoalmente prefiro usar adidas hoje em dia.
RAPGOL MAGAZINE – Camisa de time, camisa toda preta ou camisa toda branca ?
XAGA – All Black sempre.
RAPGOL MAGAZINE – Você acompanha o futebol e tem algum time de coração?
XAGA – Não acompanho mais, muito pouco o futebol europeu, que é o que mais curto, mas sou Vascaíno
RAPGOL MAGAZINE – A nossa revista tem como lema a união do Rap & o lifestyle do Futebol. Você acredita que os dois andando mais próximos, terão um alcance maior dentro das comunidades?
XAGA – Não tenha dúvidas mano, o futebol é a maior linguagem de todos os tempos.
RAPGOL MAGAZINE – Para finalizar este é um espaço democrático, então sinta-se livre para falar o que quiser, mandar uma alô ou abordar algo que não foi questionado.
XAGA – Furamil 2Cão 2021 FÉ