Foi lançado nesta terça-feira (26) o documentário inglês intitulado “COMO VOCÊ“.
Escrito e dirigido pelo DJ e produtor de vídeo Jesse Bernard, trata-se um trabalho híbrido, que conta com uma reportagem especial em texto e outra parte em vídeo, com duração aproximada de 15 minutos.
A obra busca mostrar a realidade da construção da cena musical do Grime no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O documentário apresenta a vivência e traz os depoimentos de artistas que já são figuras presentes na RAPGOL Magazine como SD9, D r o p e, Febem, CESRV, Peroli, Lei Di Dai, Sena MC, MC Smith, Yvie Oliveira e Diniboy.
Através de um acervo de imagens registradas pela passagem de Jesse Bernard pelo Brasil, o vídeo é guiado pelos depoimentos e histórias destes artistas. Já a parte escrita conta com o relato individual do próprio produtor de suas vivências enquanto esteve pelo país.
O Grime e o Funk lado-a-lado
O documentário traz a visão estrangeira sobre como os artistas nacionais tem absorvido o gênero e misturando com outros ritmos como o Funk, o Sound System e o Dancehall.
Pelo fato de ser um gênero de cultura preta e periférica, o Grime encontrou muitas semelhanças no Brasil com o Funk, principalmente no que diz respeito as questões sociais que envolvem ambos gêneros nas comunidades, como por exemplo a repressão policial e não aceitação das grandes mídias lá no início.
“Para os jovens do Brasil, o Grime oferecia uma saída, algo para chamar de seu, enquanto tentavam reinvindicar o mundo” (Jesse Bernard)
Você pode acompanhar o documentário ‘COMO VOCÊ’, abaixo, através do YouTube: