Este é um tributo ao herói desconhecido do mundo dos uniformes esportivos. Ignorado por colecionadores e fãs de uniformes, o humilde colete de treino tem sido uma parte indispensável do uniforme esportivo de cada clube de futebol desde o início dos tempos.
Das ligas amadoras até o mais alto nível do jogo, esta peça oversized de tecido de malha, muitas vezes em cores chamativas, tem sido usada por todos os jogadores em todas as etapas de suas carreiras. O objetivo principal do colete é distinguir os jogadores entre si, seja no campo de treinamento ou à beira do campo, sempre em segundo plano para o ato principal… o uniforme.
Não é uma peça de vestuário desejável fora do campo, andar pela cidade com um colete de treino é um desafio — mas como objeto gráfico, há muito a ser apreciado em algo que se tornou um outdoor para a multiplicidade de patrocinadores de clubes e federações. Muitos dizem que os anos 90 foram a era de ouro das camisas de futebol, mas há um argumento melhor para os anos 90 serem a era de ouro dos coletes. É também uma época que nos deu a Mona Lisa dos coletes de treino: o do Barcelona em 1996, e até hoje não foi igualado.
O colete de treino do Barcelona em 1996 é talvez a única vez em que um colete foi tão intencionalmente projetado, com o icônico escudo monocromático do Barcelona em tamanho grande, habilmente recortado, chamando a atenção e ofuscando até mesmo os superastros que o usavam nessas duas temporadas. Foi quando Romário, Ronaldo e Guardiola pareciam estar em seu auge nos treinos. Disponível em três combinações de cores, incluindo um vibrante rosa e azul, esses coletes tornaram-se muito difíceis de encontrar, não apenas porque nunca estiveram disponíveis para compra, sendo emitidos apenas para os jogadores usarem.
Embora muito menos projetados do que os do Barcelona, os coletes dessa era de ouro se beneficiaram da grande variedade de logotipos de patrocinadores lindamente projetados (e muito grandes) que inundavam o jogo na época. O Brasil com Coca-Cola, o Milan e a Opel, o Napoli de Maradona com Buitoni e a seleção italiana frequentemente exibindo Italia Petroli. Um bom logotipo de patrocinador muitas vezes faz toda a diferença em um uniforme, e esta era teve muitos reconhecíveis – o colete nunca parecia tão bem.