Zagueiro do Internacional, Robert Renan, é alvo de racismo nas redes sociais após eliminação no Campeonato Gaúcho

Zagueiro do Internacional, Robert Renan, é alvo de racismo nas redes sociais após eliminação no Campeonato Gaúcho
Gostou? Compartilhe

O zagueiro Robert Renan, jogador do Internacional, enfrentou uma onda de ataques racistas nas redes sociais após a eliminação do time na semifinal do Campeonato Gaúcho, na última segunda-feira (25/3). O jogador, natural de Brasília, foi alvo de uma série de insultos após desperdiçar uma cobrança de pênalti durante a disputa que culminou na saída do Colorado do torneio. Os ataques aconteceram tanto na conta oficial do Instagram quanto em outras plataformas, como o X, antigo Twitter.

Nos comentários, foram proferidas ofensas como “macaco”, “preto do c******” e “filho da p***”. Após a repercussão do caso, as postagens foram removidas e os responsáveis bloquearam o acesso aos seus perfis. Em resposta, Robert optou por desabilitar os comentários em suas fotos nas redes sociais. Até o momento, nem o jogador nem o Internacional se manifestaram oficialmente sobre o incidente.

Esta não é a primeira vez que Robert Renan enfrenta situações de racismo. Em maio do ano passado, enquanto ainda jogava pelo Zenit, o zagueiro denunciou uma série de ataques racistas após a vitória do Brasil sobre a Tunísia no Mundial Sub-20. Na ocasião, além de ser alvo de ofensas, foi provocado por torcedores argentinos em La Plata. Como resposta, o jogador fez o gesto de cinco com a mão, em referência aos títulos mundiais do Brasil. Nas redes sociais, também foi alvo de ataques e comentários com emojis racistas.

Apesar das denúncias à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Fifa na ocasião, nenhum responsável pelos ataques foi punido. “Lutar sempre, fugir nunca, recuar só se for pra pegar impulso, isso aqui é Brasil!!”, escreveu o defensor na época, demonstrando sua posição firme contra o racismo.

O caso evidencia a persistência do racismo no futebol e a necessidade de medidas mais eficazes por parte das autoridades esportivas para coibir e punir esse tipo de comportamento, que além de desumano, mancha a imagem do esporte e da sociedade como um todo.

Postado